GameVicioFórum
GameVicioFórum

Review: Hawken (Closed Alpha)

Fórum GameVicio » Meu Review » Review: Hawken (Closed Alpha)
Review: Hawken (Closed Alpha)
123ch123
123ch123 arrow_drop_down
    star_borderstar_border
    Novato
    ID: #1522137
    Membro desde
    # Review: Hawken (Closed Alpha)
    Resposta de 123ch123.

    HAWKEN: A Guerra é uma Máquina

    Olá pessoal, chamo-me Rothan e esse é o meu primeiro review na gamevicio e é do FPS Online Hawken, espero que gostem!

    INTRODUÇÃO:

    Hawken é um FPS baseado em multiplayer da empresa independente Adhesive Games desenvolvido apenas para computador. Os estreantes do game são os famosos Mechas, robôs gigantes(nem tanto no game) adorados por qualquer fã de armamento pesado(e põe pesado nisso). O jogo foi votado como o melhor de PC no evento E3 de 2012 e seu lançamento free for all está previsto para 12/12/12. O jogo está sendo a grande aposta da empresa, que conseguiu muita ajuda e publicidade por parte do excelente trabalho no game. Já foram liberadas algumas pessoas para jogar o jogo na fase Alpha de testes e por sorte eu fui uma delas.

    Engine usada: Unreal Engine

    IMAGEaHR0cDovL21tb2h1dHMuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzA5L0hhd2tlbjIuanBnP2VjOWY5Yg==

    REALISMO(9,5):

    Definitivamente o ponto mais forte do jogo. Hawken dispõe de um realismo fenomenal. Tendo em vista tudo que poderia acontecer com um Mecha em uma real situação de combate e guerra, os desenvolvedores não deixaram escapar quase nada. Em Hawken, a visão do jogador é a de seu piloto dentro do robô portanto você vê o seu robô de dentro para fora. Todas as informações sobre o seu mecha(quantidade de munição, fuselagem, temperatura das armas, jetpack etc)são mostradas na cabine interna e não ficam flutuando na sua visão como geralmente é em outros FPS. Durante o andar do Mecha, sua visão sobe e desce de acordo com o andar; Durante um combate, sua visão recua como o Mecha estaria recuando ao atirar com a arma; Ao receber muito dano, sua cabine começa a quebrar e começam a surgir falhas nos sistemas do robô; Ao andar reto em direção a uma parede, seu Mecha dá de cara e recua. Até recuperar os Status do seu Mecha exige um pensamento realista. Esse realismo só para esclarecer, refiro-me a como o robô atuaria em uma condição real. Outra característica que se enquadraria aqui seria a sua própria visão do mundo enquanto joga. Durante o jogo, o ambiente ao seu redor não é completamente nítido, e sua visão é granulada como se estivesse em um painel(e está, quem diria não?)o que o deixa mais realista ainda.

    IMAGEaHR0cDovL2xvY2tnYW1lci5maWxlcy53b3JkcHJlc3MuY29tLzIwMTEvMDgvaGF3a2VuX2tvdGFrdWJyMS5qcGc/dz02MzA=

    JOGABILIDADE (8,0):

    Muito confortável. As teclas de uso para as ações no FPS são as que a maioria dos gamers estão acostumados, o que não mostra praticamente nenhuma resistência aos botões. A visão do FPS é fixa de acordo com a posição do mouse, não tem tendência a continuar o movimento após uma grande mexida nele, uma característica ótima. Você têm sempre uma boa visibilidade dos inimigos ao encontrá-los. Sentar o tiro nos inimigos ofusca um pouco sua visão, mas aí eu estaria puxando o realismo então não têm problema. Você não precisa ficar arrumando coisas como câmera, movimento, sensibilidade e mira que tudo isso no jogo é bem estável.

    O maior dos problemas aqui é os mostradores de Status do seu Mecha, que são muito pequenos ou estão em posições desfavoráveis para que você esteja acompanhando eles a todo momento.

    AMBIENTE (8,0):

    Muito realista, ou até demais. Os mapas são todos bem estruturados, com construções bem distribuídas e bem "desenhas". O mapa é ofusco quando tenta-se atacar um adversário muito longe ou quando há muita fumaça e estilhaços na sua frente, mas não diria que isso é um grande problema tendo em vista novamente o realismo do jogo. Os declives nos mapas geralmente podem atrapalhar pois um inimigo a uma distância imensa pode camperar todos no mapa estando em uma área elevada que do meio do mapa não dá para ver, mas o contrário é possível.

    GRÁFICOS (9,0):

    Dentro dos padrões possíveis. Embora seja um gráfico bem detalhado, desenhado e renderizado, o jogo é leve. Qualquer placa da série GTX 400(ou mais potente) já roda o jogo tranquilamente, então não é necessário uma máquina à energia nuclear para rodar o game. As sombras são bem definidas e seguem corretamente a posição da luz solar. A textura é bem feita para cada parte individual do ambiente, não nota-se muita pixelização ao se aproximar de um objeto. A iluminação não é das mais fortes, mas não atrapalha o jogo em nada. A luz do sol ou das balas não entra na sua cara e te ofusca.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy51ZGsuY29tL2VsZW1lbnRzL2ltZy9nYWxsZXJpZXMvaGF3a2VuLTIuanBn

    SERVIDORES (5,0):

    Creio que tenha sido o que mais me assustou ao testar e pesquisar sobre o jogo. Segundo minhas pesquisas, não haverá possibilidade de criar uma rodada sendo um jogador normal. Os servidores estarão todos pré-montados e você só irá entrar normalmente, e aí que está o problema. Não há servidores brasileiros, o que deixa o seu ping muito grande na hora de jogar e pelo que eu vi isso acaba atrapalhando bastante no jogo. Tendo uma boa internet irá oscilar na faixa de 120ms - 180ms e mesmo assim não é o ideal. Tem-se a esperança de que no lançamento oficial do game os desenvolvedores tenham corrigido esse problema, de modo a deixar cada jogador poder criar um jogo quando quiser, tendo o Host na sua região.

    INTERATIVIDADE (7,0):

    Quase nenhuma. Essa característica não agrada pois você não consegue desfrutar da individualidade de cada mapa ou objetivo em si. Isso pode tornar o jogo em todos os mapas meio entediante. Interagir com o cenário é importante para saber as melhores maneiras de derrubar seu oponente e completar seu objetivo e em Hawken, a maioria dos cenários giram em torno da mesma coisa, estruturas que bloqueiam a sua visão do inimigo.

    SONORIDADE (8,5):

    Mais do que o esperado. Todos os sons de explosão, movimento do Mecha, disparo de armas, jetpack, ampliação da mira, etc são muito realistas e se adequam super bem a todos os tipos de som(2.1,5.1,7.1,Stereo, etc). O problema aqui é aquela musiquinha de fundo que deixa o jogo mais animado. Em Hawken não há isso. Só há o barulho da destruição, dos robôs e só. Nem que seja um pequeno trecho de uma guitarra quando você faz um kill streaké apresentando aqui. Tal fato torna muitas horas de jogo uma experiência pouco animada.

    RESUMO EM VÍDEO:

    Este é um vídeo que eu fiz a pouco tempo atrás resumindo tudo que eu acabei de dizer no Review, para quem quiser algo mais rápido. Se gostarem, se inscrevam que me ajuda bastante:

    c2lWcnAtZWgxb1U=

    CONCLUSÃO:

    FPS ótimo, nada mais a dizer. Poucos problemas embora ainda esteja na versão Alpha de testes. Uma combinação incrível de heavy gear e FPS Online exigindo apenas uma média potência do seu computador. Bastante divertido nas horas em que você está com muita vontade de aliviar os nervos após um longo dia cansativo =).

    Bom pessoal, está aí, meu primeiro Review. Espero que gostem. Se puderem dizer o que eu fiz de errado e em quais pontos eu não me expressei muito bem eu ficaria muito grato, afinal, foi minha primeira vez e ninguém acerta de primeira.

    alissonshowzinho
    alissonshowzinho arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      GameViciado Master
      ID: #1522154
      Membro desde
      Masculino, 30 anos, Casado
      # Re: Review: Hawken (Closed Alpha)
      Resposta de alissonshowzinho.

      Parabens cara pela iniciativa show de bola !!

      NOME DO PC : DEVIL RED

      Processador: i7 2600k stock Corsair H100i

      Placa de video : GTX 770 Zotac Amp Edition Loading.... SLI

      Hd : 1 de 1TB + 1 De 160gb windows

      Gabinete : Xpredador x3 devil red .

      Monitor : 23 Polegadas Philips Full hd

      Fonte : Cosair cs 700 Red

      Placa mae : p67 d3 b3 ... Loading .... asrock fatalyt

      Memoria : 4x2gb total 8gb gskil Jipawx

      Anônimo
      Anônimo arrow_drop_down
        ID: #1522525
        Membro desde
        # Re: Review: Hawken (Closed Alpha)
        Resposta de Anônimo.

        A jogabilidade poderia descrever também os modos de jogo desta versão que você experimentou e não apenas sobre o controle do mecha. E como um ex-jogador de Mechwarrior 2 eu pergunto: O jogo é um jogo de ação puxando mais para o lado arcade como a maioria dos FPS's casuais ou existem elementos de customiuzação do armamento, ajuste de "grupos de armas" em que você define quais armas do mecha serão consideradas armas primárias, secundárias ou em alguns casos terciárias?

        Sua análise está legal e dou ponto por fazer uma análise em primeira mão de um jogo ao qual poucos tiveram privilégio de experimentar atualmente como você afirmou. Mas ainda há espaço para aperfeiçoamento: Procure evitar de repetir uma palavra várias vezes para não deixar a leitura 'irritante' (no quesito 'Realismo') ou expressões que aparentam redundância ('Durante o andar do Mecha, sua visão sobe e desce de acordo com o andar'). E como esta é a sua primeira análise, reocmendo que leia o tópico "Instruções para Reviews" e ler as análises aprovadas nesta seção.

        Estarei esperando uma próxima análise sua. :)

        Em tempo: Caso queira divulgar seu canal do YouTube, você poderá fazer isso neste tópico do fórum: URLaHR0cDovL2ZvcnVtLmdhbWV2aWNpby5jb20vaS90b3BpY29zLzUzLzUzODQwLWZpeG8tZGl2dWxndWUtby1zZXUtY2FuYWwtbm8teW91dHViZS9pbmRleC5odG1s

        infiltrado
        infiltrado arrow_drop_down
          starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
          GameViciado Veterano

          Subindo +1 degrau...

          ID: #1532075
          Membro desde
          Masculino, 32 anos
          # Re: Review: Hawken (Closed Alpha)
          Resposta de infiltrado.

          Boa review man.

          muito bem feito esse jogo, pena q aki não roda XD

          IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYzEuZ2FtZXNwb3QuY29tL3VwbG9hZHMvb3JpZ2luYWwvNTM2LzUzNjA0MzAvMzA2MDY2Ny10aGVfd2l0Y2hlcl8zX3dpbGRfaHVudF9ibG9vZF9hbmRfd2luZV90aGVfcGFsYWNlX29mX2JlYXVjbGFpci5qcGc=

          Fórum GameVicio » Meu Review » Review: Hawken (Closed Alpha)