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Análise Arcade: Mars Matrix

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Análise Arcade: Mars Matrix
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #1579981
    Membro desde
    # Análise Arcade: Mars Matrix
    Resposta de Anônimo.

    Em 2100 as pessoas do mundo todo estavam sofrendo com a falta de comida o que resultou em várias guerras civís. Anos depois, o governo mundial envou colonistas para o planeta Marte para resolver tal problema. Porém, em 2309, o governo da Terra recebeu uma mensagem de Marte que os colonistas de lá declararam independência e uma guerra estava prestes a começar. As tropas do planeta Terra estavam chegando em uma Marte terraformada pelos colonos, acompanhados de uma força aérea especial chamada ACID cujo trunfo são as naves polimorfas chamada Mosquito com a missão de acabar com a violência rebelde.

    Está na hora de botar ordem em Marte.

    Mars Matrix é um jogo criado por Takumi, a mesma que criou o clássico jogo Gigawing, e distrubuído pela CAPCOM em 2000 para os arcades (e um ano depois para o console Dreamcast). Assim como Gigawing, em Mars Matrix é usada uma orientação horizontal ao contrário da maioria dos jogos do gênero, um sistema de pontuação que eleva seu placar a níveis astronômicos (que é uma espécie de marca registrada da empresa) e um tiroteio frenético como manda a regra de um bom jogo de nave.

    Jogabilidade

    Em Mars Matrix você tem a disposição 2 naves para escolher: A Mosquito-01 é uma nave lenta, que usa como arma principal um tiro disperso. Já a Mosquito-02 é mais rápida do que a M01 e usa como arma principal um canhão laser, mais potente do que a arma da M01. Ambas as naves também estão equipadas com um poderoso canhão perfurador (que causa mais dano do que suas armas principais porém com uma limitada área de ação), um sistema conhecido como Captura de Tiros Mosquito em que ao ser ativado, você suga os tiros inimigos e poderá usá-los contra eles e para terminar, o Gravity Hole Bomb que pode causar uma devastadora explosão eliminando todos os inimigos ao seu redor.

    E o que é mais incrível é que todas as armas usadas neste jogo são ativadas com um único botão. Fique pressionando constantemente o botão e você usará o tiro normal. Ao apertar o botão com um pouco de pausa faz usar o canhão perfurador. Ao segurar o botão faz com que você use o sistema de captura de balas ao soltar você devolve os tiros na direção oposta de onde a sua nave estiver movendo e segurar o botão por mais tempo ativa o GHB.

    O sistema de jogo de MM se baseia em colecionar Cubos que surgem ao destruir um inimigo. Tais cubos são o principal fator de pontuação do jogo (o valor de uma nave abatida é multiplicada pela quantidade de cubos que você colecionou basicamente) sem contar que são através deles em que você acumula "experiência" em que ao ganhar 'level up', sua nave ganha tiros mais poderosos e sua aparência muda. Para maximizar sua pontuação, é imperativo que você colecione vários cubos sem deixar o medidor de combo (representado por uma minúscula barra localizada abaixo do indicador de vidas restantes) esvaziar por completo.

    Há ainda uma barra localizada na parte inferior da tela que informa a você quando você poderá usar a captura de balas ou o Gravity Hole Bomb. Ao usar eles, a barra vai sendo consumida. Se for consumida completamente, sua nave irá emitir uma forte explosão matando todos os inimigos fracos da tela. Após isso, você só podera usar estas armas novamente quando a barra estiver completamente cheia.

    O jogo é impiedoso, fique já avisado sobre isso. A regra de um jogo danmaku é que o jogo dê chance para o jogador se acostumar nas duas primeiras fases. Mas em Mars Matrix,o jogo já começa apelando no início da segunda fase. Mesmo com a caixa de colisão reduzida ao tamanho do cockpit da nave e com o fato de você não morrer ao encostar em uma nave inimiga, se você for um jogador novato de Danmaku, certamente perderá 3 ou quatro fichas só para chegar ao segundo chefão. Como se não bastasse, em todo o jogo você só ganha duas vidas. Uma ao atingir o nível 4 de experiência e outra ao eliminar o sub-chefe da quarta fase.

    Gráficos

    O jogo usa gráficos 2D e sua paleta de cores usa basicamente cores levemente escuras ao contrário dos tiros inimigos que são bem visíveis e os cubos dourados que caem da tela. Tirando este detalhe, Mars Matrix não oferece gráficos que sejam espetaculares e sim gráficos que cumprem bem seu papel.

    Música

    A trilha sonora de Mars Matrix é basicamente um Techno. A melhor trilha do jogo é a da 4ª fase que é um Acid Techno viciante (Red Sky) e a música da última fase (Forbidden Fruit). O problema é de tantos inimigos que você destrói no jogo, suas explosões acabam abafando um pouco as músicas.

    Pontos Negativos

    Além da dificuldade acima do normal para um jogo Danmaku, o que pode assustar iniciantes do gênero, para os jogadores mais hardcore, o sistema de pontuação pode ser considerado uma falha. Graças a fórmula do jogo, em que em uma mera partida casual você pode chegar nas casas dos bilhões de pontos, um jogador experiente pode facilmente "estourar" o placar. Este tipo de falha foi resolvido com a inclusão de mais um dígito e uma leve reformulação no sistema de pontos na versão do Dreamcast. Um outro problema seria a não adaptação da classe numérica para o padrão ocidental: o jogo usa cores para facilitar a leitura da sua pontuação entretanto ela usa a classificação numérica japonesa em que os números são separados a cada quatro dígitos.

    Conclusão

    Lamentavelmente é bem difícil encontrar uma máquina com este jogo nos fliperamas... Caso você tenha a sorte de encontrar este jogo, jogue. Principalmente se você for um fã dos jogos do gênero e quer um desafio acima da média.

    Nota: 7

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    infiltrado
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      GameViciado Veterano

      Subindo +1 degrau...

      ID: #1582292
      Membro desde
      Masculino, 32 anos
      # Re: Análise Arcade: Mars Matrix
      Resposta de infiltrado.

      Esse eu nunca encontrei mos flipers, parece bem viciante.

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      Godoleo
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        GameViciado Extremo

        § Supere-se.

        ID: #1592198
        Membro desde
        Masculino, 33 anos, Solteiro
        # Re: Análise Arcade: Mars Matrix
        Resposta de Godoleo.

        Parece interessante, nunca vi esse jogo em fliperamas pela região.

        Parabéns pela review.

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