GameVicioFórum
GameVicioFórum

Grand Theft Auto IV - Minha experiência no jogo

Fórum GameVicio » Meu Review » Grand Theft Auto IV - Minha experiência no jogo
Grand Theft Auto IV - Minha experiência no jogo
Tecnologgamer
Tecnologgamer arrow_drop_down
    star_border
    Curioso
    ID: #1661222
    Membro desde
    # Grand Theft Auto IV - Minha experiência no jogo
    Resposta de Tecnologgamer.

    Obra prima da Rockstar se torna clássico inquestionável no mundo dos videogames.

    Ficha técnica:

    Data de Lançamento: 12/05/2008

    Gênero: Ação

    Estilo: Terceira Pessoa

    Suporte: 1 jogador, 1-16 jogadore onlines nos consoles, 1-32 jogadores online no PC

    Desenvolvedora: Rockstar

    Distribuidora: Rockstar

    Plataformas: PS3, Xbox 360 e PC

    Nota Final: 10 (Espetacular)

    Grand Theft Auto IV, uma das serie mais polêmicas que já pode se existir, o primeiro game surgiu em 1997, no começo o game não se saiu bem, porém com a continuação da serie ele se evoluiu de uma maneira muito significativa e Grand Theft Auto IV consegue criar uma evolução gigantesca para franquia.

    O que brilha forte mesmo em Grand Theft Auto IV é sua narração, riquíssima e bem elaborada ou até cinematográfica, lembrando aqueles filmes de gangster, aqueles que procurarem entender o enredo do game vão se impressionar muito e até se importar com os personagens do game. São poucos os jogos que eu vi que realmente tem uma historia que fazem você se importar com o game, um deles que posso citar que me impressionou muito foi o épico Final Fantasy VII. Contando um pouco aqui, a figura que vimos aqui é Niko Bellic, ex-soldado do Leste Europeu que vai à América porque sua vida na Europa não anda muito bem e tem alguns problemas envolvendo alguns russos mafiosos, para isso ele encontra com seu primo Roman no game que sempre falava que era rico e pegador. Porém, ele não era nada disso. Sendo assim, Niko acaba fazendo alguns serviços de táxi e logo depois você acaba fazendo os serviços sujos. Niko diferente de CJ, ele é frio para matar e pouco se importa com o que acontece, não gosta muito de questionar das coisas e só fica furioso mesmo, parecendo um Max Payne quando mexem com sua família ou pessoas que ele ama.

    Resumindo, Niko Bellic é apenas uma pessoa que tenta procurar um pouco de luz num mundo cheio de escuridão, apesar de com o tempo você pode ver que Niko se torne uma pessoa repulsiva, você vai torcer sempre por ele. Niko é uma pessoa que parece ser bem inteligente e sensata, porém é obvio que ele vai pela seguinte frase: "pagou minha opinião muda, não pagou que se dane". Já que ele sempre fala que se tiver pagando é isso que importa, ele até se comove com a situação, mas a voz do dinheiro sempre fala mais alto, mais isso muda de uma maneira incrível, o elenco de apoio também não faz mal, cada um tem sua personalidade e alguns se tornam totalmente diferentes com o passar do tempo e com o tempo você já decidiu quem são seus favoritos e outros os mais antipáticos.

    A Rockstar procura agora o realismo total em seu produto, e quase todas as mudanças que podemos ver foram para melhor:

    Começando com a ambientação do game que consegue impressionar demais, apesar de que a cidade seja menos pequena de que a San Andréas de Grand Theft Auto San Andréas. A Liberty City, totalmente retratada com Nova Iorque, tem endereços, bairros, ruas e lugares que você consegue se impressionar com cada detalhe feito é absurdo, o mini-mapa do jogo agora é bem mais útil, você tem um sistema de GPS no qual te auxilia para o lugar que precise ir, o lugar certo e adequado de acordo com as leis de transito, muito foda. Você pode cortar caminhos que desse jeito o game vai interpretar o lugar onde você vai estar e vai traçar uma nova rota para você. Os inimigos que são posicionados no mini-mapa têm setas pretas para cima ou para baixo que indica o nível onde ele vai estar.

    O jogo é bem realista, uma das coisas que vi que me deixou boquiaberto foi quando você fica com a porta do seu carro bloqueada o Niko sai pelo outro lado, se você correr em alta velocidade Niko é levado para fora do carro. O sistema de queda do jogo é como outro GTA, porém você tem uma reação, Niko demora em se levantar, a única coisa que tenho a dizer e que Niko devia gritar quando ele bate no chão, mas ele depois de dez segundos. Outra coisa que devo citar que Niko pode atirar com pistolas e sub-metralhadoras no carro, mas para isso você terá que quebrar o vidro com o LB (no Xbox) que ele faz o movimento, tudo isso é retratado nos mínimos detalhes, e é isso que te faz impressionar.

    As civis são outra coisa que impressiona. eles são muito diferentes e bem variados, isso é muito incrível. É claro que você vai ver logo pessoas iguais, mas uma coisa que devo dizer que você apenas os verá no rosto, nunca terá duas pessoas, certamente iguais, se você achar, você poderá ver apenas algumas diferenças. O legal também e que existem um certo tipo de pessoa que você vai ver apenas em algum lugar, por exemplo: Em bairros pobres você vai ver pessoas comuns e mendigos enquanto nos bairros luxuosos você verá patricinhas, playboys e empresários. A movimentação e sua variação impressionam, eles andam, correm, sobem e descem escada com perfeição, mexem no celular, falem com alguém pelo celular que você pode ouvir (porém o domínio do inglês será essencial), comendo e bebendo, etc, de uma maneira impressionante. Outra coisa que devo comentar também e que a física do game vai de acordo com a idade da pessoa, exemplo: Pessoas mais novas são mais ágeis e rápidas enquanto as mais velas, como Niko são um pouco mais lentas.

    Algumas podem te ajudar caso você seja atropelado, outros irão te xingar, nesse caso eu sempre matava eles. Você pode até encontrar brasileiros no game que falam o português do Brasil mesmo, nada enrolado.

    Os veículos do game são uma coisa que podem deixar muitos desapontados, eles são focados apenas em carros, são poucas as motos que tem, não tem bicicletas e não tem quadrículos. Como dito antes, a física do game é assustadoramente absurda de tão realista, isso você pode perceber correndo nos próprios carros nos quais alguns são leves de se dirigir e outros pesados, em especial ônibus e caminhões. Já voar com helicópteros e bem fácil, e preciso citar uma missão onde você precisa caçar um helicóptero usando outro, muito legal, principalmente quando você passa pelos prédios altos do game, no qual me lembrava aqueles filmes de guerra que acontecia em cidades, jatos voando entre os prédios, bem legal. Você também pode pegar táxi caso você não queria dirigir, para chamar a atenção deles aperte novamente o LB ( no Xbox 360) para Niko assobiar, lembrando que isso acontecerá com táxis sem nenhum passageiro, você pode entrar num mesmo assim, e o passageiro sai e o motorista não fala, nada. Se bem que ele vai ganhar com isso então nem vejo problema. Você pode tanto cortar a corrida a custo extra ou pedir para ele ir mais rápido enquanto aproveita a vista da cidade, que impressiona.

    As missões do game são bem variadas como sempre. As perseguições de carro são bem divertidas, e nesse momento que o game possui um humor bem divertido. Por exemplo, em uma certa missão eu estava sendo perseguindo por policias e defendendo um parceiro em um outro carro. E nesse momento, o cara que estava no meu carro que vigiava uma casa abandonada e levou uma bronca do Niko por não vigiar direito e falava sobre os problemas da sua família, que sua mãe estava passando mal, tinha que levar sua irmã pra escola, e se casou com uma mãe solteira e ainda perguntou pro Niko se ele queria ver uma foto do garoto, em meio a uma fuga de policiais, com helicóptero, carros e vagões. Isso acontece o tempo todo e faz você abrir um sorriso no canto da boca. Você está em uma situação muito difícil e o pessoal que fica no seu carro começa a ficar falando coisas meio nada a ver e você nem se importa com isso. Em alguns casos, você terá que decidir o futuro de alguns personagens, porém. O final do game só pode ser decidido no final, mesmo que são duas opções, já que as pessoas que você decide são viver ou morrer, não aparecem muito na historia do game. Mas devo avisar que terá um momento em que Roman é seqüestrado, e se você chegar a tempo você pode salvá-lo ou ele pode morrer, ai isso pode mudar alguns aspectos na historia, já que Roman decide algumas coisas que mais pra frente aparece no final do game.

    Niko possui um celular que pode entrar no multiplayer, agenda que serve para marcar encontros das missões, uma coisa bem bacana que esqueci de citar nos tópicos das missões que é as missões que acontecem a tempo real, por exemplo: Existe uma missão onde Niko é forçado a se fingir de gay para matar outro homossexual, para isso ele precisa ir numa lan house e marcar um encontro com ele, para isso será necessário enviar um e-mail para ele, esperar a resposta e em seguida o encontro será marcado. Isso é muito legal e dá a sensação que de que realmente existe um tempo, um calendário no jogo. Também no celular você pode ativar as trapaças digitando certo números e ligar pra esse número e depois o código fica salvado no celular, porém caso você ative qualquer um dos códigos o jogo vai travar uma conquista que provavelmente você iria conseguir. Porém isso só vai valer para quem se importa. Além disso, você pode tirar fotos com a câmera que serve para algumas missões e as pessoas que você encontra e o telefone é anotado que nesse caso te uma das funções mais importantes do jogo, como avançar ou atrasar a historia, outro exemplo: Você está sem missões no seu mini-mapa, as pessoas irão ligar pra você num determinado tempo, numa hora certa, mas caso você ligar pra elas você já vai receber a missão, por isso usando o celular você pode tanto atrasar ou avançar mais rápido na historia, mas não pense que isso vai fazer você zerar o game em menos de sete ou seis horas, negativo. O game é realmente gigantesco e você vai sair das casas das quinze horas rapidinho, mas fala ai. Com um enredo emocionante você vai querer sair? Acho que não. Mas é claro que também você vai enjoar muito.

    Os combates de tiro do game mudaram totalmente, isso é uma coisa muito boa porque quando você saca uma arma e usa a mira, o game totalmente muda para uma mecânica de jogo de tiro em terceira pessoa, existem dois tipos de mira, uma mais tradicional que é um pontinho no meio da tela, e uma que um pontinho com uma bola em volta, o sistema de cobertura é simples e ágil, apesar de ser meio complicado no começo leve há um tempo para se acostumar, infelizmente eu não usei muito esse meio porque meu RB do meu Xbox 360 já era, o que aconteceu? Foi de tanto eu jogar Dark Souls.

    O jogo é bem fácil nos combates, os inimigos são bem burrinhos, é até simples de entender seu comando, eles se proteger, lançar uma rajada de balas e depois voltam se proteger, são poucos que fazem alguma coisa mais esperta, mesmo que você fuzile eles, alguns caiem no chão e depois de um tempo eles se levantam e começam a andar mais lentamente e feridos, e eles podem pegar a arma que deixaram e cair e começar a atirar em você novamente, isso é meio chato, mas já que é tão fácil matar eles isso não acaba incomodando muito.

    O pacote ainda traz uma própria Internet, são sites de compras, blogs de fofocas e namoradas que podem ter, no mesmo site que citei onde Niko precisa se passar por um homossexual, porém ao terminar essa missão o perfil de Niko passa a ser de um cara que se interessa por mulheres, você pode marcar encontros com elas ou você pode ter apenas as duas que aparecem na campanha principal, você pode também acessar seus e-mail e lá você recebe missões de roubar carros e ganha um dinheiro, porém você recebe menos caso o carro esteja ruim. Nos e-mails você pode receber dos seus amigos, tendo a opção de responder amigavelmente ou não. Você pode assistir TV com 40 minutos de programação inédita.

    Os encontros não se limitam a sair com mulheres, você também pode sair com seus amigos, que vão te ligar ou você pode ligar pra eles, isso é mais do que necessário você sair com todos os seus amigos sempre que puder, porque assim você pode ganhar habilidades especiais que eles oferecem, exemplo: Roman, primo de Niko pode te oferecer táxi de graça ou Francis, pode te ajudar a se livrar da policia. Porém, quando você estiver nas missões isso não acontece e ele nunca está disponível, sempre pode cair na caixa postal e nesse caso você terá que se livrar da policia do jeito antigo. Porém, você não precisa sair com ele, basta apenas fazer umas missões que ele oferece, dentre as opções de sair, tanto com colegas e namoradas são: Jogar bilhar, boliche, ver um show de stand up que eles se apresentam pra você e demora, passear de helicóptero, de barco, mas esses dois só servem para alguns contatos, nem todos, porque aparece nas opções no nome dele no celular, ir para o strip club, comer, beber no qual você fica bêbado e a tela começa a balançar demais.

    Os gráficos do game realmente bonitos, apesar dele sofrer dos mesmos problemas que outros GTAs sofrem como andar de carro em alta velocidade e os gráficos demoram para se carregados, porém os efeitos de luzes, fogo e fumaça consegue impressionar bastante.

    A trilha sonora do game possui músicas para todos os gostos. É rap, música clássica, hip-hop entre outras.

    Uma coisa que devo citar quando os créditos passam a rolar, fiquei impressionado que para a física, a Rockstar usou quatro ou cinco pessoas enquanto para a inteligência artificial dos inimigos e dos cidadãos foram bastante, acho que foram oito pessoas. Porém eu achava que com tanta gente assim a inteligência artificial dos inimigos seria melhor, mas tudo bem.

    Grand Theft Auto IV é um game excelente e consegue evoluir de uma maneira assustadoramente, para aqueles que priorizam enredo, jogabilidade, tiroteios ou realismo, o game é mais do que recomendado para você, se você ainda não tem um PS3 ou Xbox 360, esse jogo pode fazer você comprar. Para aqueles que não gostam da serie, tudo bem. Mas vocês não podem falar mal do game porque não gostam. ele evoluiu muito nesse game. É um clássico inquestionável.

    Para aqueles que não gostam de ler a análise, fiz um vídeo.

    WVNmV21hQ21TMXM=

    Anônimo
    Anônimo arrow_drop_down
      ID: #1662725
      Membro desde
      # Re: Grand Theft Auto IV - Minha experiência no jogo
      Resposta de Anônimo.

      Eu pensei que eu não iria gostar do jogo,mas adorei. Achei a história muito mais marcante do que a do GTA SA.

      Phizzicz
      Phizzicz arrow_drop_down
        starstarstarstarstar
        Começando a Saber
        ID: #1718591
        Membro desde
        Masculino, 31 anos, Solteiro
        # Re: Grand Theft Auto IV - Minha experiência no jogo
        Resposta de Phizzicz.

        Muito bom

        GamerStriker
        GamerStriker arrow_drop_down
          starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
          Associado GameViciado

          Atividades: Jogar, Jogar e Jogar!

          ID: #1719789
          Membro desde
          Masculino, 26 anos, Solteiro
          # Re: Grand Theft Auto IV - Minha experiência no jogo
          Resposta de GamerStriker.

          Exelente

          Fórum GameVicio » Meu Review » Grand Theft Auto IV - Minha experiência no jogo