GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC: My Little Pegasus: Kizuna DoPonyPachi

Fórum GameVicio » Meu Review » Análise PC: My Little Pegasus: Kizuna DoPonyPachi
Análise PC: My Little Pegasus: Kizuna DoPonyPachi
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #1794616
    Membro desde
    # Análise PC: My Little Pegasus: Kizuna DoPonyPachi
    Resposta de Anônimo.

    Sou uma pessoa um tanto quanto suspeita para fazer a análise deste jogo. Embora não me considere exatamente um Brony, é fato que eu tenho uma certa apreciação pela série ao qual serviu de inspiração ao gamer conhecido como Giest118 a produzir My Little Pegasus: Kizuna DoPonyPachi.

    Jogabilidade

    D.P.P. é um jogo danmaku, um daqueles jogos de nave em que a tela costumeiramente fica abarrotada de tiros e, aparentemente, não dando nenhum espaço para o jogador de esquivar deles (além de ser um dos gêneros de jogos favoritos desta pessoa que fez este texto). Neste jogo você tem como opção escolher uma das pégasi principais do seriado seguindo o padrão dos jogos do gênero: Rainbow Dash é a personagem mais rápida e tem o tiro mais potente porém de pouca abrangência já Fluttershy é o oposto: Mais lenta, tiros mais fracos porém dispersos, podendo destruir vários inimigos fracos facilmente (e geralmente mais indicada para iniciantes).

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzU5My5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzU5My85MDM4L3h5d2YuanBn

    Os controles são simples mas quem é veterano dos jogos do gênero pode estranhar uma certa pecularidade do jogo: Há os botões de tiro comum, há o movimento de slow/focus (onde seu personagem se move mais lentamente e com um tiro mais concentrado além de poder ver o 'hit box' da pégasus) e, claro, bombas. Mas o diferencial aqui é que o botão que seria apenas para ter uma movimentação em focus também abriga a função de atirar. Isso a primeira vista pode ser bom já que, dependendo do modelo do teclado usado pelo jogador, isso evitará conflitos de teclas pressionadas simultaneamente ou ainda torna o jogo um pouco acessível para quem nunca jogou um danmaku. Por outro lado, um jogador mais tático que quer maximizar sua pontuação (algo que irei cobrir mais adiante) deverá se aventurar a se mover normalmente (em que não é possível ver a hit box da pégasus) entre os tiros inimigos. Se bem que isso pode até ser visto como um desafio extra para alguns.

    Outra pecularidade do jogo é a presença do auto-guard em que ao ser atingido, ao invés de morrer, uma bomba é usada do seu estoque. Entretanto, ao contrário dos outros jogos, não é possível desabilitá-la.

    O sistema de pontuação do jogo é um híbrido de dois jogos da CAVE: DoDonPachi, a franquia principal da empresa e Ketsui ~ Kizuna Jigoku Tachi, um dos jogos mais cultuados entre os fãs.

    Da parte de DoDonPachi está o sistema de combo, onde você deverá destruir vários inimigos em sequência forçando o jogador, as vezes, de ser um pouco hesitante em atirar aproveitando o tempo de 'cooldown' do combo na espera do surgimento de um outro inimigo para abater e continuar o combo. Da parte de Ketsui está o sistema de 'chips' que são fundamentais para marcar a maior pontuação possível: Ao destruir um inimigo, dependendo da distância entre você e ele, é coletado chips com valores que variam de 1 a 5 pontos. E a junção destes dois elementos se torna presente durante os confrontos contra os sub-chefas e chefas de fase onde o maior combo executado no jogo é multiplicado pelo valor dos chips coletados até o presente momento. Ser atingido resulta em uma grande perda na quantidade de chips coletados caso você tenha bombas servindo como escudo. Morrer então causa uma perda enorme na quantidade de chips coletados e na certeza de não conseguir alcançar a pontuação desejada.

    Gráficos

    Pode-se afirmar, com uma certa inocência, que os gráficos de DoPonyPachi são simples e limpos para tentar aproximar o jogo da série que o inspirou. Entretanto, tal pensamento se mostra equivocado pois gráficos simples com traçado "duro" pode ser considerada uma marca especial do criador do jogo. Isso pode ser reparado nos jogos da série Trigonometry Wars, também de autoria dele. Jogos de nave nunca prezam por ter gráficos incríveis e os jogos de Giest118 levam esta afirmação a um certo extremo (Logo durante o carregamento do jogo é possível ler "Loading Horrible Graphics...").

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzU0My5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzU0My84NzUyL2ZjYmkuanBn

    Sons e Música

    Nada que mereça um certo destaque, já que as músicas usadas neste jogo são músicas bastante conhecidas entre os fãs da CAVE. O jogo usa músicas dos jogos Akai Katana, Mushihime-Sama Futari, Ketsui e DoDonPachi (obviamente) mas houve um certo cuidado em associar as músicas com as fases: Na segunda fase por exemplo, que se passa em um oceano com icebergs e águas-vivas, a música Sea of Frozen Crystals de Mushihime-Sama Futari é tocada, que por sinal é a música usada na segunda fase do jogo e que também tem águas-vivas como inimigos. A música usada no confronto da chefa da quarta fase combina com os tiros disparados por ela causando um certo efeito de "Mickey Mousing" (desculpe usar este termo incomum).

    Conclusão

    DoPonyPachi é um jogo competente entretanto certas características do jogo pode fazer com que certos jogadores torçam o nariz (tirando o fato de ser um fan-game de My Little Pony). O Auto-Guard obrigatório e o design dos comandos de tiro e movimento pode ser considerado um fator negativo para os mais entusiastas porém deve ser levado em conta o que o jogo aparenta ser: Embora popular entre adultos, o desenho animado tem como alvo principal crianças e DoPonyPachi pode ser visto primeiramente como uma 'porta de entrada' para fãs mais jovens de pôneis a um dos gêneros mais 'hardcores' dos games. Mas mesmo assim, o jogo se mostra sólido para os gamers veteranos, embora existam jogos mais desafiadores criados por Giest118.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzk2LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nOTYvNTYyNC9mdWdzLmpwZw==

    NOTA: 7

    Anônimo
    Anônimo arrow_drop_down
      ID: #1802740
      Membro desde
      # Re: Análise PC: My Little Pegasus: Kizuna DoPonyPachi
      Resposta de Anônimo.

      Joquinho sem graça

      Fórum GameVicio » Meu Review » Análise PC: My Little Pegasus: Kizuna DoPonyPachi