GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC: cloudphobia

Fórum GameVicio » Meu Review » Análise PC: cloudphobia
Análise PC: cloudphobia
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #2078087
    Membro desde
    # Análise PC: cloudphobia
    Resposta de Anônimo.

    Cloudphobia (ecrito em letras minúsculas) é um game criado pelo grupo doujin MarsBound e que recentemente foi localizado pela empresa Rockin' Android, no ano passado. Aqueles que apreciam jogos de tiro ou que tenha um visual de anime certamente já devem ter experimentado uma versão demo deste jogo (com uma fase) encontrada em sites de downloads de jogos e softwares (que foi o caso da pessoa que vos escreve).

    IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy5naWFudGJvbWIuY29tL3VwbG9hZHMvc2NhbGVfc21hbGwvMTIvMTI4NTE4LzI0NjU2ODAtMzE0MTMxNzQxNy1jbG91ZC5qcGc=

    Para quem não conhece, o jogo é um side scroller que nos oferece 5 fases 2 modos de dificuldade (podendo destravar um terceiro modo) e a possibilidade de escolher dois tipos de armas para o mecha. Um rifle automático que nos confere uma jogabilidade mais direta e prática e também uma katana que apesar de ser obviamente limitada, nos confere uma capacidade de dano maior nos 3 primeiros golpes, conferindo um gameplay mais tático. Além da escolha dessas armas, você tem a disposição 8 salvas de mísseis que além de infuênciar positivamente na sua pontuação dependendo de como são usados, também lhe confere um precioso segundo de invencibilidade.

    Graficamente falando o jogo oferece gráficos bem feitos. Nota-se o cuidado em deixar cada robo ou a grande maioria das naves metalizadas em que o cenário e até mesmo as outras naves são refletidas em suas superfícies. Adicionando o fato do jogo ter muitos efeitos visuais como o aviso dos inimigos que se aproximam, a mira de trava quando se usa os mísseis e as enormes explosões que ocupam quase toda a tela quando uma aeronave grande é destruída. Já sua trilha sonora é quase que totalmente composta por techno.

    cloudphobia poderia ser apenas mais um shooter horizontal se não fosse por um pequeno detalhe. Na verdade três detalhes. Em todas as cinco fases que o jogo oferece seu objetivo é completá-las em menos de 3 minutos ao mesmo tempo em que você se mantêm vivo e protege sua nave-mãe que é atacada toda vez que você deixa escapar um inimigo. Além da preocupação de terminar a fase com vida, caso você não termine a fase no tempo pre-determinado ou caso você deixe sua nave-mãe ser destruída será fim de jogo e uma característica bastante distinta de cloudphobia é que o jogo não oferece continues.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kd2FoYW4ubmV0L01hcnNib3VuZC9jbG91ZHBob2JpYS9zc2xhcmdlMDUuanBn

    O sistema de pontuação de cloudphobia consiste em não apenas meramente destruir os inimigos mas também em destruir os comandantes (destacados em vermelho) de maneira estratégica. Basicamente falando, o valor de um comandante destruído é multiplicado pela quantidade total de inimigos comuns destruídos sendo assim, uma das maneiras de elevar seu placar é sempre deixar o comandante por último se ele estiver acompanhado por um grupo de aeronaves. Outro fator para maximizar sua pontuação é destruir um único inimigo com um salvo de mísseis: A cada alvo acertado pelos mísseis, você ganha um multiplicador que pode chegar até 16 vezes o valor da pontuação obtida normalmente.

    Agora ao contrário do que acontece em muitos shmups, marcar uma pontuação alta em cloudphobia não é apenas uma mera opção de jogo mas também é uma questão de sobrevivência. No fim de cada fase, parte dos escudos do seu mecha e da sua nave-mãe são recuperados de acordo com a sua pontuação. O mesmo vale para os preciosos salvos de mísseis em que você recupera um salvo a cada quantidade de pontos determinada pelo jogo. Outros fatores que influenciam a pontuação final da fase, é a quantidade de escudo restante do mecha e da nave-mãe e o tempo que demorou para concluir a fase.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kd2FoYW4ubmV0L01hcnNib3VuZC9jbG91ZHBob2JpYS9zc2xhcmdlMDMuanBn

    Dadas estas características, cloudphobia pode dar a impressão de ser considerado um jogo extremamente curto afinal o jogo pode ser vencido em menos de 15 minutos ou até mesmo 10. Entretanto o que seria um fator extremamente negativo para o jogo acabou sendo amenizado devido a total ausência de continues e o fato de não começar uma nova fase com a energia totalmente reabastecida a não ser que você tenha uma ótima performance na fase anterior sem contar com a íngreme curva de dificuldade em cada fase.

    No fim das contas este jogo é competente o bastante para ser recomendado para fãs de shmups com seu gameplay agressivo sem apelar para o costumeiro inferno de balas que vemos por aí.

    NOTA: 7

    Fórum GameVicio » Meu Review » Análise PC: cloudphobia