Eles querem uma coisa simples de entender, entrar no mercado de jogos para sala de estar ( mercado de consoles ), porém eles não estão seguindo os passos das empresas já consolidadas no mercado, que por acaso costumam agir da mesma forma e se copiarem mutuamente, eles realmente estão fazendo algo diferente porém nunca feito pelas empresas atuais, continue lendo para entender.
Valve ao criar sua estrategia para competir com os consoles atuais ( playstation 4, WiiU e XBone ) não quis seguir o mesmo caminho, em vez que criar um só hardware eles preferiram deixar a plataforma sempre em evolução deixando ao critério do cliente a escolha do que mais lhe agrada, igualmente quando alguem compra um Computador, Tablet, Smartphone ou um Carro por exemplo.
Também não vai ter mídia física, todos os games vão ser baixados da internet da mesma forma que a Steam pra PC funciona.
Se tem alguma coisa que agrada os gamers na Steam são os preços dos jogos, e nas Steam Machines não vai ser diferente, e isso pode ser uma das grandes vantagens dos consoles com o Steam OS.
Nós brasileiros ainda somos muito favorecidos na Steam, nos compramos games a um preço a baixo da cotação do dolar, se um game esta 10 dolares na Steam americana aqui no brasil fica de 16 ou 18 reais, a diferença de preços entre a Steam e os atuais consoles é muito grande.
A Valve esta pregando também a liberdade nesta plataforma, nas Steam machines você não precisa fazer assinatura de nada, você também vai poder baixar e jogar games de fora da Steam, resumindo é Desbloqueado
Outra vantagem são os free-to-play.
Não pense que a Valve esta sozinha nesta jornada, com eles estão empresas como Nvidia, Intel, AMD, Gigabyte, ASUS, Dell Alienware, e muitos outras no ramo de hardwares, E empresas de software também temos aos montes porem as principais são a Unity, Epic games e Crytek que são donos das 3 engines mais usadas do mercado, leia a lista de engines compatíveis mais a baixo.
O controle que a Valve esta desenvolvendo é um dos pontos chaves da plataforma, o Steam controller vai possibilitar uma precisão muito maior que nos atuais controles, uma precisão próxima ao do mouse e muito melhor que a dos stick analógicos usados hoje, para isso é usado um par de trackpad com feedback tátil.
Este controle vai possibilitar um melhor jogabilidade em FPS, e vai levar para a TV games Point to Click, games que antes eram impossíveis com controles tradicionais, ate a navegação na internet a partir deste controle vai ser melhor.
Nas palavras da própria Valve : Enquanto trabalhávamos em trazer o Steam para a sala de estar, chegamos à conclusão que o ambiente mais propício para entregar conteúdo aos nossos clientes seria um sistema operacional focado no próprio Steam. O SteamOS combina a arquitetura rígida do Linux com uma experiência focada em games para as telas grandes das TVs.
Para mim o que conta é o custo-beneficio , então escolhi a CyberPowerPC Steam Machine A como principal destaque.
Esta Steam Box é equipada com uma :
GPU Radeon R9 270 com 2 GB de VRam GDDR5. ( 2368 Gflops )
CPU AMD A6-6400K 3.90 GHz 8 GB Ram DDR3
500 GB HD
WIFI e Bluetooth
Custo: 500 Dolares ( isso hoje )
temos como destaque a GPU ( que é o mais importante por acaso ) que fica muito acima dos consoles atuais :
XBone tem 1310 Gflops com uma GPU parecida com a Radeon 7770
PS4 tem 1840 Gflops com uma GPU parecida com a Radeon 7850
Steam Machine A da CyberPowerPC tem 2368 Gflops com uma R9 270
Este é só um exemplo que as Steam Machines podem ser competitivas em preços de hardware, e que qualquer diferença pode ser abatida no preços dos jogos que são muito mais baratos na Steam.
Aqui vou colocar uma lista bem legal de games que merecem destaque e que já anunciaram suporte ao SteamOS, e com alguns que ate já estão funcionando na plataforma :
Star Citizen
Project Cars
DayZ
Dying Light ( já disponível )
Todos os games da Valve ( já disponível )
No Man's Sky
Cities SkyLines
Grid Autosport
Total War : Warhammer
Magicka 2
Total War Rome 2 ( já disponível )
The Witcher 2 ( já disponível )
The Witcher 3
Outlast
Divinity: Original Sin
Home Front : The Revolution
Kingdom Come: Deliverance
Metro Last Light Redux ( já disponível )
Metro 2033 Redux ( já disponível )
Chivalry ( já disponível )
Dark Siders 1 e 2
Total War Attila
Pay Day 2
Batman : Arkham Knight
Shadow of Mordor
Evolve
Killing Floor ( já disponível )
Killing Floor 2
Rust ( já disponível )
Dead Island 1 ( já disponível )
Dead Island 2
Warhammer Eternal Crusade
Gas Guzzlers Extreme
Borderlands 2 ( já disponível )
Borderlands The pre-sequel ( já disponível )
Bioshock Infinite
Civilization 5
Civilization: Beyond Earth
Unreal Tournament
Road Redemption's
Wargame: Red Dragon e outros ( já disponível )
XCOM :enemy unknown ( já disponível )
Company Of Heroes 2
Interstellar Marines ( já disponível )
Marvel Heroes 2015
Mount & Blade: Warband ( já disponível )
Deadfall Adventures ( já disponível )
além destes tem muito mais.
A Valve e seus parceiros tem trabalhado muito para que todos os games possíveis sejam feitos para SteamOS, e eles tem tido muito exito já que os principais engines já são compatíveis, aqui vai esta lista de engines que eu sei que já são compatíveis com a plataforma e outros que anunciaram suporte futuro :
Cryengine
Unreal engine
Unity3D
Source
Unigine
Leadwerks
Frost Byte
Chrome engine
A4 engine
ID Tech
Serious engine
e muitos outros menos conhecidos
Sim, a Valve tem laços muito fortes com a empresa desenvolvedora do Oculus Rift, e Gabe Newell foi um dos maiores financiados no começo do projeto, e também já foi anunciou o suporte total a este periférico que promete ser um complemento ótimo as Steam machines.
O próprio Steam Controller esta sendo feito com a Realidade Virtual em mente.
HTC surpreendeu a todos nós na MWC quando ele anunciou que estava dando um salto gigantesco no munda da realidade virtual com o HTC Vive. Esta empresa nos forneceu um primeiro olhar para o SteamVR, a tecnologia de Realidade Virtual que a Valve criou.
A HTC Vive usa a tecnologia Steam Lighthouse da Valve para rastrear a posição e orientação de sua cabeça e dos controles. O que há de diferente sobre a tecnologia Lighthouse é que ele não usa uma câmera. Tanto o Sony Morpheus e o Oculus Rift exigir uma câmera fixa a sua frente. As luzes de rastreamento sobre o Morpheus permitem que você gire 360 graus, mas ainda é muito limitador, mesmo na versão mais recente Crescent Bay. A tecnologia Steam Lighthouse em vez de usar câmeras usa lasers. Sim, lasers.
Apesar dos controles do HTC Vive ainda serem protótipos, eles mostram o que é precisam para deixar um Gamer verdadeiramente imersos na Realidade Virtual. Na versão final o par de controles SteamVR serão sem fio e apresentaram as mesmos trackpads que o Steam controller, além de um gatilho e um botão. Eles funcionam de forma semelhante aos controladores do PlayStation e do Wii e o grande diferencial é o rastreamento preciso proporcionado pelo sistema Steam Lighthouse.
Lançamento confirmado para Novembro de 2015