Nunca testei um monitor acima de 60 Hz, mas já vi pessoas que conseguem identificar a diferença entre 120 Hz e 144 Hz em testes cegos.
A minha duvida é a seguinte: se eu não conseguir me manter a 144 fps em sincronia com o monitor e tenha quedas para digamos, 100 fps, eu sentirei essa variação da mesma forma (ou de forma aproximada) que sinto uma variação entre 50 e 60 fps por exemplo?
Posso ficar tranquilo desde que me mantenha a taxas proximas à 100 fps ou travar o FPS deve ser prioridade?
Travar o FPS é prioridade, o problema de ter um monitor deste naipe de 144hz, é que o vício em FPS alto se agrava cada vez mais, e se vc n tiver um hardware para suprir essa necessidade, vc vai se incomodar muito, faça um teste gameplay normal e trave o FPS no menor que apareceu.
E sim, você sentirá todas as variações, se cair de 100 fps para 60 por exemplo, a sensação que vc terá é do jogo estar rodando a 30 fps, mesma coisa que de 144 fps para 110, e se cair para 60 fps vc sentirá o jogo rodando a 20, mais ou menos isso
Tem um divisor de aguas ai, o monitor tem ou não tem g-sync? sem g-sync você vai perceber muito mais a variação pela sincronia imperfeita, tearing, stuttering etc
com g-sync é capaz do jogo ficar variando de 70 a 144fps e você achar que ta sempre cravado liso em 144hz
Travar o FPS é prioridade, o problema de ter um monitor deste naipe de 144hz, é que o vício em FPS alto se agrava cada vez mais, e se vc n tiver um hardware para suprir essa necessidade, vc vai se incomodar muito, faça um teste gameplay normal e trave o FPS no menor que apareceu.
E sim, você sentirá todas as variações, se cair de 100 fps para 60 por exemplo, a sensação que vc terá é do jogo estar rodando a 30 fps, mesma coisa que de 144 fps para 110, e se cair para 60 fps vc sentirá o jogo rodando a 20, mais ou menos isso
Nossa, falou b*sta, se o monitor tiver 144Hz, e o jogo estiver rodando a 144 fps e cair para 60 fps, a sensação será de 60 fps, não menos, ou seja, vai continuar liso, o mesmo vale para qualquer quantidade de frames, 30 fps vai ser sempre 30 fps, 60/60, 80/80, 100/100, 120/120, 144/144.
Em jogos que eu preciso da vantagem competitiva busco os 144fps/144hz(CSGO por exemplo), já em jogos como o The Witcher 3 desligo o V-Sync e deixo a trava de FPS desligada, não fica abaixo de 60 frames, o jogo roda liso, sem sensação nenhuma de lag, e mesmo com o V-Sync desligado não tenho tearing(como eu não sei). Mais uma vez repito, se o jogo estiver rodando a 60 fps mesmo em um monitor de 144hz, vai ser 60 fps do mesmo jeito que é em um monitor de 60hz, e sim, o olho humano vê muito mais que 60 fps, compre o monitor e veja por si só.
A diferença é enorme, amigo. Falo por experiência própria. E a respeito da questão de travar o FPS de acordo com a taxa de atualização do monitor, bem, saiba que essa é uma maneira de eliminar (ou, pelo menos, atenuar) o screen tearing, porém o input lag torna-se maior do que aquele que se teria sem a limitação do framerate. Para jogos de tiro, como Battlefield e Counter Strike, por exemplo, o jogador NUNCA deverá limitar o FPS (mesmo que seu monitor seja de 144Hz e se esteja alcançado mais de 144 fps).
Para concluir, no tocante à sensação que se tem em eventuais quedas de fps em monitores de 120/144Hz, o que eu posso dizer, novamente por experiência própria, é que, embora perceptível, não se compara, DE MANEIRA ALGUMA, a jogar a 30 fps ou menos (como supracitado pelo colega).
A internet é cheia de pessoas com achismo... isso é muito chato!
A comunidade tem q se tocar, se conhece e tem certeza da resposta, compartilhe a informação, caso vc não conheça ou não saiba a respeito, apenas observe.
Falsas testemunhos podem prejudicar alguém, tenham consciência.
A diferença é enorme, amigo. Falo por experiência própria. E a respeito da questão de travar o FPS de acordo com a taxa de atualização do monitor, bem, saiba que essa é uma maneira de eliminar (ou, pelo menos, atenuar) o screen tearing, porém o input lag torna-se maior do que aquele que se teria sem a limitação do framerate. Para jogos de tiro, como Battlefield é Counter Strike, por exemplo, o jogador NUNCA deverá limitar o FPS (mesmo que seu monitor seja de 144Hz e se esteja alcançado mais de 144 fps).
Para concluir, no tocante à sensação que se tem em eventuais quedas de fps em monitores de 120/144Hz, o que eu posso dizer, novamente por experiência própria, é que, embora perceptível, não se compara, DE MANEIRA ALGUMA, a jogar a 30 fps ou menos (como supracitado pelo colega).
Então posso dizer com segurança que mesmo com oscilação entre 80~144 fps por exemplo, a experiência é superior à de 60 FPS cravados?
Alguns não entenderam o que eu quis dizer, o que eu quis dizer é que você vai perceber muito quando cair de 144 fps para 100 por exemplo, porque seus olhos se acostumaram com os 144 fps, e quando terá essa queda brusca, será totalmente perceptível, se duvidam, façam o teste vocês mesmos.
A minha duvida é a seguinte: se eu não conseguir me manter a 144 fps em sincronia com o monitor e tenha quedas para digamos, 100 fps, eu sentirei essa variação da mesma forma (ou de forma aproximada) que sinto uma variação entre 50 e 60 fps por exemplo?
Se você conseguir realmente ver diferença entre 60 e 144hz, e se cair de 144 para 100 você vai acabar "sentindo" muito essa diferença sim.
Mas já aviso que nem todo mundo consegue ver diferença acima de 60hz, boa sorte (se possível TESTE antes de comprar, com algum amigo, ou na loja, ou sei la).
(Ninguém é igual, tem pessoas que não conseguem ver diferença acima de 60... Eu não consigo ver diferença acima de 45~50, talvez 60... Porem existem aqueles que conseguem ver mais de 144~)
Nota: É possível fazer "overclock" em alguns monitores, se você pesquisar na net sobre isso talvez você consiga chegar nos 75, 90 ou até 120hz com o seu monitor, assim podendo testar.
Depende do q vc considera melhor experiencia,de 80 ate 120 fps o jogo vai ser definitivamente mais fluído do q a 60 MAS vc vai notar sim a variação de fps,eu particularmente prefiro limitar o jogo proximo ao fps minimo q ele alcança por exemplo o bf1 eu deixei travado a 100fps e fica perfeito pq ele nunca cai disso ja games single player eu prefiro limitar a 60fps e colocar o grafico no maximo q der pq eu nao gosto de variação de fps,no meu caso começa a ficar perceptivel qnd o fps varia entre 120 e 90 fps por exemplo pra vc entender a diferença e parecida como qnd seu jogo ta variando de 50 a 60fps nao chega a atrapalhar mas definitivamente eu percebo,ah e outra vantagem de jogar em 120 ou 144hz com o jogo tbm nessa taxa de fps e q alem de mais fluido vc nota mto mas mto menos tearing do q a 60hz
Amigo eu tenho um monitor de 144mhz. Não sinto a diferença nenhuma.
Quem fala que vai dar alguma diferença porq não tem e "acha que vai dar". O olho humano percebe variações abaixo de 24 quadros por segundo. Mais que isso é pura fantasia.
Eu jogo GTA5 a 30FPS. normal sem problemas e LOL a 80 FPS. pra mim tanto n faz desde que nao tenha LAG.
Amigo eu tenho um monitor de 144mhz. Não sinto a diferença nenhuma.
Quem fala que vai dar alguma diferença porq não tem e "acha que vai dar". O olho humano percebe variações abaixo de 24 quadros por segundo. Mais que isso é pura fantasia.
Eu jogo GTA5 a 30FPS. normal sem problemas e LOL a 80 FPS. pra mim tanto n faz desde que nao tenha LAG.
Amigo, sinceramente? Estou em dúvida se vc tem mesmo tal monitor! E são HZ e não MHZ. Espero de verdade que vc esteja falando sério e não por achismo como uns e outros aí fazem.
Sendo verdade saiba que vc é exceção e certamente tem algum problema de visão, caso vc ache que não, seria interessante procurar um médico mesmo. Vc não está sozinho, pois para alguns isso é totalmente normal, e em alguns casos tem tratamento, outros não, enfim.
A diferença é sim gritante, seja 24,30,60,80fps ou mais como vc mesmo mencionou... Em todos os casos vc sentirá diferença de fluidez usando um monitor com mais hertz. Se vc usa monitor de 60hz em muitos casos é quase impossível notar quando está acima dos 60 frames, mas te digo que ainda assim há diferença, por causa do frametime. Se for monitor de 120, 144hz e etc será ainda maior a diferença, pois o monitor te mostra mais frames e isso é perfeitamente perceptível.
Já que vc tem monitor de 144hz, faça o seguinte teste: Sete na area de trabalho pelo painel de controle do driver, seja Nvidia ou AMD para que fique assim: 1920x1080 60hz, caso vc use Full HD mesmo ou a resolução que vc use, tanto faz, e em seguida jogue algum game no qual vc sabe que vai rodar em torno de 100 frames ou mais. Depois disso volte no painel de controle e sete resolução + os 144hz e depois entre novamente no mesmo jogo. Se vc não notar diferença isso é uma particularidade/limitação sua.
Conheço gente que tem monitor 144hz e nunca ativou de fato por falta de conhecimento, porque estava usando adaptador, ou direto no hdmi,e dai realmente não funciona. Para utilizar dos 144hz vc precisa de DVI Dual link ou displayport... Não sei se esse é o seu caso.
A diferença é enorme, amigo. Falo por experiência própria. E a respeito da questão de travar o FPS de acordo com a taxa de atualização do monitor, bem, saiba que essa é uma maneira de eliminar (ou, pelo menos, atenuar) o screen tearing, porém o input lag torna-se maior do que aquele que se teria sem a limitação do framerate. Para jogos de tiro, como Battlefield é Counter Strike, por exemplo, o jogador NUNCA deverá limitar o FPS (mesmo que seu monitor seja de 144Hz e se esteja alcançado mais de 144 fps).
Para concluir, no tocante à sensação que se tem em eventuais quedas de fps em monitores de 120/144Hz, o que eu posso dizer, novamente por experiência própria, é que, embora perceptível, não se compara, DE MANEIRA ALGUMA, a jogar a 30 fps ou menos (como supracitado pelo colega).
Então posso dizer com segurança que mesmo com oscilação entre 80~144 fps por exemplo, a experiência é superior à de 60 FPS cravados?