GameVicioFórum
GameVicioFórum

Problema Persistente Gestão de Energia

Fórum GameVicio » Placas de Vídeo » Problema Persistente Gestão de Energia
Problema Persistente Gestão de Energia
Andresgv
Andresgv arrow_drop_down
    star_border
    Curioso
    ID: #2322033
    Membro desde
    # Problema Persistente Gestão de Energia
    Resposta de Andresgv.

    Boa noite a todos,

    estou com um problema que vem e volta já faz uns 3 meses e gostaria da ajuda de vocês para identificar qual é o problema ou qual é a peça que pode estar possivelmente danificada antes de eu ter de desembolsar qualquer grana. É o seguinte: depois de algum tempo usando o pc o monitor simplesmente apaga e aparece a mensagem de gestão de energia, mas o problema é só com a imagem pois o pc continua ligado e qualquer que seja a tarefa sendo realizada ela continua sendo executada. Se eu estiver assistindo a algum vídeo ou jogando algo eu ainda consigo ouvir o som pelos fones. Em alguns casos eu pude ouvir um som de como se estivesse travando o computador mas isso só acontece de vez em quando enquanto eu jogo e mesmo assim só dura uns 2 segundos e logo depois eu volto a ouvir o som do jogo normalmente. A saída é reiniciar ou desligar o computador pelos botões frontais do gabinete.

    Bom, isso começou a ocorrer lá por Outubro do ano passado e uns 2 meses depois de eu ter trocado a placa-mãe por problemas de capacitor estufado por essa nova da Asrock que eu estou usando. Quando começou eu dei um clear cmos na época e voltou a funcionar normalmente, no entanto, pelo final de Dezembro o problema voltou a persistir e resetar a BIOS não foi o suficiente. Então eu limpei o meu gabinete de cima a baixo e cada peça individualmente. O pc então voltou a funcionar normalmente por uns 20 dias só que há uns dias atrás o problema voltou a ocorrer, mas agora eu estou desconfiado que alguma peça possa estar danificada.

    Eu fiz um teste com outro monitor mas o problema persistiu, então eu decidi trocar o cabo vga e o adaptador dvi mas ainda assim o problema volta. A partir disso eu meio que descartei que seja um problema no monitor.

    Finalmente eu decidi retirar a placa de vídeo e o problema está há dois dias sem aparecer. À princípio eu estou achando que o problema seja na minha gtx 560 mesmo, no entanto quando eu ouvi uma opinião de um lojista que trabalha na área de informática ele disse que o problema também poderia estar na placa-mãe, mais especificamente no slot pci-e, o que causaria que a mobo não reconhecesse a placa de vídeo em alguns momentos como é o caso. Até faz sentido já que o problema só começou 2 meses de eu tê-la comprado, uma pena pois essa mobo é novinha.

    Outra suspeita minha é que talvez seja a fonte, a qual poderia não estar alimentando bem a minha placa de vídeo.

    Enfim eu gostaria de saber a opinião de vocês, o problema é a mobo, a fonte ou a placa de vídeo?

    O problema é totalmente inconsistente, teve dias que ele aguentava 15 horas direto ligado sem dar problema e às vezes em que apenas 40min ligado ele apagava e aparecia a mensagem de gestão de energia.

    Só estou podendo usar tranquilamente agora sem a placa de vídeo ligada, usando apenas a onboard Intel(R) HD Graphics.

    OBS.1: Eu passei o memtest nas memórias e não pontou nenhum problema.

    OBS.2: Eu usei o programa MSI Kombustor e fiz um stress test na placa de vídeo onde a placa ficava por volta de 73~74ºC e depois de 45 min o problema apareceu e o monitor apagou. Eu fiz um stress teste também na cpu mas sem a placa de vídeo por esse mesmo período de tempo também mas não deu em nada.

    CONFIGURAÇÃO:

    i5 2500

    Asrock b75m-dgs r2.0

    ECS Elite Group gtx 560

    OCZ ModXStream-pro 500W

    2 pentes kingston hyperx 8GB

    HD 500 GB Seagate

    LG Flatron W2043S

    Samsung S20C300L (segundo monitor testado também sem problemas)

    Agradeço desde já qualquer ajuda

    Fórum GameVicio » Placas de Vídeo » Problema Persistente Gestão de Energia